São 18 atrativos cadastrados em Delfinópolis: 13 cachoeiras, 4 mirantes e 1 natureza. Cada um com foto, localização e o que já se sabe sobre a visita.

A Cachoeira do Alpinista é a joia do Paraíso Selvagem, o complexo particular de cânions e cachoeiras na Serra da Canastra, em Delfinópolis, na BR-464, km 458, entre o Glória e Delfinópolis. No mapa oficial do complexo, que reúne mais de 16 cachoeiras e poços, ela aparece como a cachoeira principal, e merece o posto. A água despenca de cerca de 40 metros por dentro do paredão do cânion e cai num poço de água clara e esverdeada, com uma pequena prainha de areia na beira. A prainha deixa o banho tranquilo até para quem não nada bem, e o paredão em volta dá ao lugar aquela sensação de estar dentro da pedra. Da sede do complexo até a cachoeira são cerca de 1.200 metros, pela trilha que o mapa marca como de nível moderado. É um caminho bonito por dentro do cânion, com passagens por pedras e umas oito travessias do rio. Vá de calçado que possa molhar e com as mãos livres para se apoiar nas pedras. Quem quiser aproveitar melhor a luz chega de manhã, quando o sol entra no cânion e acende a água. Na sede há banheiros e refeitório, e do mesmo ponto saem as trilhas para as outras quedas do complexo, como a do Lobão, a das Orquídeas e a do Pingo d'Água, todas mais perto. O Paraíso Selvagem abre de terça a domingo, das 9h às 17h, e fecha às segundas. A entrada é paga na portaria, com uma taxa de conservação por pessoa. Leve dinheiro: a região é rural e o sinal oscila, então cartão e Pix nem sempre passam. Em dia de chuva forte o rio sobe rápido, e trechos podem ser fechados por segurança.
Ver detalhes →
A Cachoeira do Encanto fica no Vale da Babilônia, junto ao paredão da serra, e divide a visita com a vizinha Cachoeira da Luz. As duas estão dentro de um sítio com pousada, e é por lá que se entra. Para chegar, atravessa-se o Ribeirão Grande a pé; dali é uma caminhada curta, com trechos de subida, até os poços. Para descer ao poço do Encanto há cordas presas no caminho, e as pedras molhadas pedem atenção. A água é azul e muito transparente, e bem gelada. O sítio cobra a visitação. A entrada custa R$ 30 por pessoa, e a recepção costuma ter café, queijo e goiabada. O caminho até a pousada passa pelo Vale da Babilônia, e o recomendado é ir de 4x4.
Ver detalhes →
A Cachoeira do Facão fica numa propriedade particular no Bairro da Mata, zona rural de Delfinópolis, no caminho do Vale da Babilônia. Apesar de ser de Delfinópolis, ela fica mais perto de São João Batista do Glória, e muita gente chega por lá, pela Rodovia Ecológica e depois estrada de terra. São duas quedas com poços naturais, e o acesso é dos mais fáceis da região: do estacionamento até a água a caminhada é curta e quase plana. É uma boa parada para quem vai com criança ou não quer trilha puxada. O dono cobra uma taxa por pessoa para manter o lugar. Tem banheiro e área de camping, mas não tem bar nem restaurante, então leve água e lanche e traga o lixo de volta. Como toda propriedade particular da serra, vale confirmar antes se está aberta.
Ver detalhes →
A Cachoeira do Gordura fica no Vale da Gurita, zona rural de Delfinópolis, numa propriedade que recebe o visitante com café, queijo e goiabada. A caminhada é curta, de menos de 1 km, por trilha sinalizada com uma subida leve em degraus. No fim há um poço bom para nadar, balanço e algumas redes à sombra. De carro de passeio, o melhor caminho é pela ponte do Rio Santo Antônio.
Ver detalhes →
A Cachoeira do Ouro fica no Vale da Gurita, a uns 33 km do centro de Delfinópolis, e é das mais bonitas da cidade pelo volume de água, pela mata fechada em volta e pela altura da queda. Na verdade são três cachoeiras na mesma propriedade, ligadas por uma trilha fácil de uns 600 metros, com trechos de escada e sombra de árvore. A primeira queda tem uma prainha onde muita família passa o dia. A propriedade tem restaurante, chalés e área de camping. A recepção costuma ter café, queijo e pão de queijo, e o pagamento é só em pix ou dinheiro.
Ver detalhes →
Há lugares que guardam a história no próprio nome. No fundo do vale, entre a Babilônia, do lado de Delfinópolis, e os Canteiros, do lado de São João Batista do Glória, a água desce em várias quedas seguidas e deixa um poço limpo ao pé de cada uma. A divisa entre as duas cidades passa quase em cima da cachoeira. Mas o nome dela, Quilombo, vem de muito antes de qualquer divisa. Vem do tempo das minas de ouro, quando negros escravizados fugiam delas em busca de liberdade. É assim que a pesquisadora Divenia Maria Lopes, da USP, explicou em 2008 o nome que encontrou espalhado pela zona rural do Glória: nos Canteiros, Quilombo é região, é córrego e é cachoeira. Para ela, esses refúgios provavelmente estavam ligados ao grande Quilombo do Campo Grande, o mais conhecido de Minas Gerais. A memória do Glória vai além. O professor Antonio Grilo, que escreveu um livro de lembranças da cidade, conta que logo depois da Serra Preta, no caminho do Vão da Babilônia, existiu o Quilombo da Canastra. Dali saíam trilhas para os garimpos e os ribeirões, e nas roças crescia o que sustentava a vida longe das minas: mandioca, milho, abóbora e banana. Os registros não dizem onde ficavam exatamente as casas. Ficou o nome, que hoje batiza serra, córrego e cachoeira. Em 2018, o dossiê de patrimônio cultural da Prefeitura do Glória pôs a Cachoeira do Quilombo ao lado do Buraco da Nega e do Cafundó, entre os nomes que mostram a força da herança africana na formação da região. E a pesquisadora registrou um traço desse passado que resistiu: em 2008, no Vão da Babilônia, a colheita ainda se fazia em mutirão, um vizinho ajudando o outro. Hoje a visita começa fácil: a primeira queda fica pertinho de onde se deixa o carro. Para as quedas de cima, uma trilha íngreme e de pedra sobe ao lado dos poços; a subida leva cerca de meia hora, e com a umidade a pedra fica lisa. Quem prefere ficar embaixo aproveita a prainha de cascalho e os poços da parte baixa. A área é particular e cobra taxa de preservação na entrada. Não há estrutura no local: leve água e lanche, e nada de garrafa de vidro perto da água, como pede o proprietário. Chega-se pelo Vale da Babilônia ou pelos Canteiros, a cerca de 36 km do centro do Glória por estrada de terra; na chuva, só a pé ou de 4x4. Uma ponte nova liga os Canteiros ao Vale do Quilombo, e a travessia de carro pela água não é mais permitida.
Ver detalhes →
O Vale do Céu é um recanto ecológico de cerca de 20 anos, a 950 metros de altitude, num vale entre o Vale da Babilônia e a Serra de Santa Maria, na zona de amortecimento do Parque Nacional. Fica no km 25 da estrada Glória a Babilônia, em Delfinópolis, a 23 km de São João Batista do Glória. A Cachoeira Vale do Céu é a queda mais imponente do Córrego do Facão. Para proteger o lugar e por segurança, ela é só para olhar: a vista é dos mirantes suspensos, sem banho. O banho fica para as outras quedas da trilha das cachoeiras, que é autoguiada e passa pela Baruinho, a 160 metros do restaurante, pela Cascatinha, pelo Poço Brasil, pelo Véu da Noiva e termina na Cachoeira do Funil, a 1,5 km, num poço fundo entre paredões. A visita de quem não está hospedado é por day use, das 10h às 17h, com almoço mineiro incluído. Além das cachoeiras, o recanto tem trilhas pelo cerrado e pela mata, um mirante no Morro das Cruzes e museus de cultura e arte.
Ver detalhes →
O Complexo Paraíso fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, a uns 8 km do centro de Delfinópolis, na estrada para São João Batista do Glória. A terra já foi indenizada e é do Parque, e o ICMBio deu permissão para que uma empresa cuide da recepção, do restaurante, da pousada e das trilhas. É o único lugar do Parque com esse tipo de permissão. São oito cachoeiras ligadas por trilhas que saem da sede, entre elas a Paraíso, a Coqueirinhos e a Vai Quem Pode. As trilhas vão de leves a puxadas: em alguns trechos se desce com corda e escada. A última cachoeira fica a uns 3,5 km da portaria, e a visita completa leva de 4 a 5 horas. A estrada é de terra e boa para carro comum. Na sede há estacionamento, banheiro, redário e restaurante de comida mineira. Por ser área do Parque, valem as regras do ICMBio: não pode bebida alcoólica, animal doméstico, drone, som, fogueira nem acampar.
Ver detalhes →
O Complexo Santa Maria, no Recanto da Paz, fica na zona rural de Delfinópolis, na região de Santa Maria. São cerca de oito cachoeiras numa mesma fazenda, com poços para nadar e um mirante. As trilhas são curtas mas têm aventura: em alguns pontos se desce o morro ou se atravessa uma ponte improvisada. Na Cachoeira Santa Maria dá para passar por trás da queda. A mais difícil é a do Cajado: a descida é bem íngreme, com apoio de cordas, e depois se andam uns 300 metros por um cânion de pedras com água pela canela. Da porteira até a sede são 4 km de estrada interna, e carro baixo sofre quando a estrada não está patrolada. Na sede há banheiros, restaurante simples com almoço e porções, e área de camping. A visitação custa R$ 40 por pessoa, paga só em pix ou dinheiro.
Ver detalhes →
O Condomínio de Pedras fica no alto da Serra Preta, em Delfinópolis: um conjunto de rochas no meio do cerrado que o vento esculpiu ao longo de milhões de anos. Do alto se vê Delfinópolis e a represa de Peixoto. Fica no caminho de quem sobe de Delfinópolis para o Caminho do Céu, e por isso costuma entrar nos passeios de 4x4. Vá de carro alto: a estrada é ruim em alguns trechos. Se começar a chover, afaste-se das bordas.
Ver detalhes →
Parada de recepção mineira raiz: o acolhimento de quem vive a serra, com a hospitalidade e o sabor da roça.
Ver detalhes →
O Caminho do Céu é a estrada que sobe a serra entre o Vale da Gurita e o Vale da Bateia, em Delfinópolis, e o mirante fica lá no alto, a uns 1.280 metros de altitude. Dali a vista abre para os dois lados: de um, a Serra da Gurita, do outro, a Serra da Bateia, com os paredões da Canastra ao fundo. Dali se veem o nascer e o pôr do sol, e à noite o céu estrelado impressiona. Lá em cima venta muito, principalmente à noite. Há mais de um caminho para subir, e alguns só um 4x4 bom de trilha vence. Na chuva, a estrada fica lisa e pesada. Para não errar o caminho, contrate um guia local ou reserve o Roteiro Caminho do Céu pelo app CanastraPass.
Ver detalhes →

O Mirante da Batéia fica no alto da serra, no caminho entre o Vale da Babilônia e o Caminho do Céu, a uns 1.360 metros de altitude. Dali se vê o Vale da Bateia, a Serra Branca e o próprio Caminho do Céu, e o fim de tarde ali é um espetáculo à parte. O acesso é pela estrada da serra, de 4x4.
Ver detalhes →
Mirante
Ver detalhes →
O Paraíso Selvagem é um complexo particular de cachoeiras e cânions na Serra da Canastra, em Delfinópolis, vizinho ao Parque Nacional. São dois cânions e um circuito de água com doze quedas, entre elas a Cachoeira do Alpinista, que despenca cerca de 40 metros dentro do paredão, o Salto Solitário, a Cachoeira das Orquídeas, a das Mariposas e a do Pingo D'Água. O passeio é caminhada, não mirante de beira de estrada. O circuito completo passa dos 7 quilômetros e o terreno pede mais equilíbrio do que fôlego: são pedras, raízes e travessias de córrego. Dá para fazer só os trechos curtos e voltar, mas quem quer ver as principais quedas separa o dia inteiro. Da cidade são cerca de 27 quilômetros, com o trecho final em estrada de terra. No tempo seco um carro de passeio faz o caminho com cuidado. Depois de chuva forte a estrada piora, e aí um veículo alto ou com tração faz diferença. Duas coisas mudam o passeio e vale saber antes de subir. A trilha não é sinalizada, então quem não conhece a região aproveita muito mais com um condutor local. E em dia de chuva forte os córregos sobem rápido, o que fecha trechos por segurança. A melhor época para caminhar é a estação seca, de abril a setembro. Na portaria é cobrada uma taxa de conservação por pessoa. Leve dinheiro: a região é rural e a internet oscila, então cartão e Pix nem sempre passam.
Ver detalhes →
O Complexo Ponto dos Palmitos fica no Vale da Gurita, zona rural de Delfinópolis, perto do pé da subida do Caminho do Céu. São cerca de 35 km de terra desde a cidade, pela Rodovia Ecológica no rumo de Sacramento. Na seca, carro comum costuma chegar; na chuva, confirme a estrada antes. O complexo tem duas cachoeiras principais, a Água Limpa e a Cristal, conhecidas pela água entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda. A principal cai dentro de um cânion e forma um poço bom de banho. Quem chega de carro baixo estaciona e atravessa o rio por uma pinguela; de 4x4, dá para cruzar o rio e parar perto da casa onde começa a trilha. A caminhada até as duas quedas é curta. O lugar serve comida caseira e tem camping simples, com cozinha compartilhada, banheiro e chuveiro.
Ver detalhes →
No Vale da Gurita, em Delfinópolis, o Vale Encantado junta duas coisas que a Canastra faz bem: queijo e cachoeira. É uma propriedade rural com queijaria artesanal, restaurante de comida mineira e um conjunto de quedas d'água ali perto. A cachoeira principal cai cercada de paredão de pedra e tem uma ilhota no meio do poço. Até ela são uns 400 metros de caminho fácil. Perto dela fica a Cachoeira dos Duendes, menor, boa para banho e para ficar um tempo só olhando a água. Na queijaria dá para ver como se faz o queijo Canastra, um modo de fazer que o Iphan registrou como patrimônio brasileiro em 2008 e que a Unesco reconheceu como patrimônio da humanidade em dezembro de 2024. A chegada é por uns 40 km de estrada de terra a partir de Delfinópolis. Na seca, carro comum costuma passar; na chuva, confirme antes. No GPS, procure por "Queijaria Vale Encantado".
Ver detalhes →
A Fazenda Gavião, da Queijaria Vale da Bateia, faz queijo da Canastra no Vale da Bateia, zona rural de Delfinópolis, perto do Caminho do Céu. A casa recebe para degustação dos queijos, e a massa feita dentro do queijo Canastra é um dos pontos altos da visita. A paisagem em volta é a dos vales da serra. Sem 4x4, vá com cuidado na estrada.
Ver detalhes →
A Queijaria Vale da Gurita fica na Fazenda Águas Claras, no Vale da Gurita, zona rural de Delfinópolis. Ali se faz o legítimo Queijo Minas Artesanal da Canastra há cerca de 30 anos, com leite cru de vacas Girolando e Caracu e o pingo, o fermento natural guardado de uma fornada para a outra. É uma das queijarias mais premiadas da Serra da Canastra: medalha de prata no Mondial du Fromage, na França, em 2017, e em 2019 a medalha Super Ouro no mesmo concurso e o ouro no Mundial do Queijo do Brasil, em Araxá. É associada à APROCAN e tem os selos do IMA e do SISBI. Na visita, dá para provar queijos em diferentes tempos de maturação, dos mais frescos, de poucos dias, aos curados por meses, e levar para casa queijo, doce de leite, café da região e outros produtos da roça. A varanda tem vista aberta para o vale e é uma parada tranquila no caminho das cachoeiras do Vale da Gurita.
Ver detalhes →